QUEM FOI O ANCESTRAL DIRETO DO HOMEM?



Há algumas décadas, a evolução humana costumava ser ilustrada como uma escada - com o Homo sapiens figurando no topo, é claro. Após várias descobertas de fósseis desde a década de 1960, a escadinha foi virando uma árvore."Atualmente, a árvore está tão emaranhada que mais se parece com uma moita",diz o professor Walter Neves, do Laboratório de Evolução Humana da USP.
O problema é que, cada nova descoberta de fósseis de milhões de anos, os pesquisadores da evolução humana têm que lidar com questões cada vez mais complexas.A primeira delas é tentar definir se o fóssil encontrado faz (ou não) parte da família que resultou no gênero humano.Em 1974, por exemplo, a descoberta do fóssil de Lucy, que andava em pé há mais de 3 bilhões de anos, causou frisson por se tratar do mais antigo bípede encontrado na época.Mas, tirando esse detalhe, a estrutura do cérebro a aparência do Australophitecus afarensis, nome cientifico de Lucy, faria com que ela passasse hoje provavelmente despercebida em um zoológico, em meio de gorilas e chimpanzés. A questão é: até que ponto Lucy e outros fósseis de espécies que viveram há mais de 3 milhões de anos podem ser considerados nossos ancestrais - e não apenas mais um primata extinto, sem ligação com o ramo que desembocaria o Homo sapiens?

Eles se esbarraram

A dificuldade em encontrar nossa linhagem aumentou ainda mais quando os pesquisadores concluiram que diversos hominídeos devem ter esbarrado na África por volta de 2 milhões de anos atrás.A descoberta aposentou de vez a imagem da evolução como uma fila em que cada espécie substituía outra- da mesma forma que um novo automóvel é lançado para substituir o modelo anterior.Na verdade, vários hominídeos disputaram o mesmo lugar ao sol no planeta.
Mais recentemente, o próprio Homo sapiens dividiu terreno com os neandertais, que por algum mistério, desapareceram do palneta há cerca de 30.000 anos.Basicamente, há duas teorias para explicar esse desaparecimento: a primeira é a que eles foram dizimados após centenas de anos de confronto com a nossa espécie.A segunda é a de que as duas espécies possam ter se reproduzido e, após milhares de anos, os traços do Homo sapiens prevaleceram sobre os do neandertais.
Se o reinado solitário do sapiens teve origem em um encontro de amor ou de guerra, ninguém sabe.
De acordo com os pesquisadores, a transição dele para a nossa espécie pode ter ocorrido na Africa entre 300 000 e 200 000 anos atrás. O que aconteceu desde então permanece um mistério.Pelo menos até a descoberta de um novo
fóssil.
Fonte: Superinteressante.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.