A PUNIÇÃO DE PROMETEU.



Prometeu é um primo de Zeus e filho de Titã, Jápeto. As tradições divergem a respeito do nome da mãe Oceânide, mas não há certeza se será Ásia ou Clímene.
Era casado com Celeno e dessa união nasceram Deucalião, Lico e Quimereu. Existem autores que consideram Etneu,Hélen e Tebe,seu filhos.
Prometeu é considerado o criador dos primeiros homens, o que moldou em barro (tal como é referido no mito de Prometeu). Mas esta lenda não figura na Teogonia, onde Prometeu é simplesmente o benfeitor da humanidade e não o seu criador.
Foi por amor aos homens que Prometeu enganou Zeus.Primeiro durante o sacrifício solene, dividiu um boi em duas partes, uma era constituida pelos melhores bocados de carne, embora cobertos por pele e osso, a outra, continha os ossos, a gordura, os cascos, as vísceras, mas estava coberta por um excelente naco.Prometeu deu a escolher a Zeus qual a parte que pretendia ver sacrificada e Zeus escolheu a que de comestível só tinha a cobertura, deixando o resto para os homens. Quando descobre que tinha ficado com os ossos fica revoltado com Prometeu e com os mortais.
Para punir os homens deixou de lhes enviar fogo.Então, Prometeu para os auxiliar, roubou algumas sementes de fogo "à roda do Sol" e levou-as para a terra escondidas num caule de férula.
Uma outra versão diz que Prometeu roubou o fogo escondido no Olimpo para entrega-lo aos homens. Fez do limo da terra um homem e roubou uma fagulha do fogo divino a fim de dar-lhe vida.Para castiga-lo, Zeus enviou-lhe a bonita Pandora, portadora de uma caixa que ao ser aberta, espalharia todos os males sobre a Terra.
Como Prometeu resistiu aos encantos da mensageira, Zeus acorrentou-o a um penhasco, onde uma águia devorava diariamente o seu figado, que se renovava incessantemente. Jurou ainda que jamais libertaria o traidor. Mas Hércules que ia passar na região libertou Prometeu atingindo com uma flecha a águia, terminando assim com o seu sofrimento.
Zeus não protestou, mas para que seu juramento não fosse em vão, obrigou Prometeu a usar um anel feito com as correntes que prenderam e com bocado da rocha a que esteve preso. Assim, um elo de aço continuaria a unir o Titã ao penhasco. Foi nessa altura que o centauro Quiron, ferido por uma flecha de Hércules, desejou morrer por não suportar a dor dos ferimentos. Mas como ele era imortal, teria de encontrar alguém que aceitasse a sua imortalidade em troca da condição de mortal. Foi então que Prometeu aceitou essa troca, tornando-se assim imortal.
Prometeu possuía dons de adivinho. O dom da profecia era comum às antiguidades divinas descendentes da terra, que é profetisa por excelência. Foi Prometeu que ensinou a Deucalião, seu filho, o modo de se salvar do Dilúvio projetado por Zeus para aniquilar a raça humana, catástrofe que ele foi capaz de prever.

Fonte:educ.fc.ul.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.