SETE REIS PARA SETE COLINAS.


Historias contadas a respeito dos primeiros monarcas de Roma tendem a misturar ficção e realidade.



Conta-se que, quando Júlio César havia aparentemente derrotado todos os seus inimigos e se tornara o homem forte de Roma, algumas pessoas falavam em transformá-lo no rei dos romanos.César, no entanto, teria sempre recusado essas iniciativas, embora, na prática, seu poder fosse monárquico. A respeito de virar rei,ele teria dito: Non sum Rex sed Caesar- "Não sou rei, mas César", embora a frase também seja um trocadilho, porque a palavra rex, ou rei, era um "sobrenome" romano, assim como César.
Verdadeiro ou não, o diálogo é certamente um exemplo do forte tabu que cercava a ideia de reinado na época em que C´sar viveu, e também durante quase toda a história de Roma. Mas, em seu passado quase mítico, os romanos acreditavam que tinham, de fato, sido governados por reis- um conjunto cabalístico de sete deles, aliás.
É dificil saber quais nomes dessa listinha tem alguma base histórica ou, mesmo se o nome preservar alguma memória real, se o sujeito fez mesmo o que a tradição romana afirmava. Em alguns casos, a impressão que os historiadores modernos têm é que os romanos das épocas posteriores simplesmente herdaram uma vaga lista de nomes de seus ancestrais e foram tentando preencher o reinado de cada figura com acontecimentos que "soassem bem" com esses nomes.
Por exemplo, o rei Numa Pompílio teria sido o responsável por organizar uma série de aspectos importantes da religião romana - o que faria sentido, já que o nome "Numa" lembra a palavra que daria origem ao adjetivo "numinoso", ou seja, sagrado, em português. Já Túlio Hostílio, dizia a tradição romana, foi um rei extremamente guerreiro, que a gente esperaria de alguém com nome tão hostil, certo?


Rômulo 
753 A.C. a 717 A.C.


Como fundador de Roma,Rômulo teria sido o responsável por traçar o chamado pomerium, uma espécie de desenho sagrado dos limites da cidade, feito no chão. Considerado voluntarioso e até um pouco despótico.Rômulo teve ainda a ideia de raptar moças de uma tribo vizinha, a dos sabinos, para que os primeiros romanos tivessem esposas.

Numa Pompílio
717 A.C. a 673 A.C.

De origem sabina (pois é, os vizinhos acabaram perdoando o rapto de mulheres praticado pelos romanos).
Numa é considerado o criador de uma série de rituais religiosos importantes para os romanos, como o culto a Terminus, o deus das fronteiras, e a construção do templo do deus Janus, que indicava estados de paz e de guerra em Roma (portas do templo fechadas = paz, abertas = guerra).

Túlio Hostilio
673 A.C. a 642 A.C.

O trocadilho com o nome realmente é válido: Túlio Hostílio notabilizou-se como bravo guerreiro, lutando vitoriosamente contra os sabinos e contra a cidade etrusca de Veios, por exemplo.
Derrotou antiga cidade de Alba Longa e, quando os governantes dela tentaram trair Roma, ordenou a destruição da cidade e a incorporação de seus cidadãos a Roma. Pouco religioso, morreu punido pelo deus Júpiter.


Anco Márcio
640 A.C. a 616 A.C.

Neto do rei Numa Pompílio, Anco Márcio herdou parte da preocupação religiosa do avô, mas também foi um bom líder guerreiro, diferentemente de Numa. Também teve realizações mais ecléticas, como a incorporação da colina do Janículo na cidade, a construção de uma prisão e a fundação do porto de Óstia, que seria muito importante para o futuro abastecimento de Roma.
Pouco religioso, morreu punido pelo deus Júpiter, segundo a tradição.

Tarquínio Prisco
616 A.C. a 579 A.C.

A tradição afirma que Tarquínio, embora tivesse nascido numa cidade etrusca, era filho de um grego da cidade de Corinto.
Resolveu se mudar para Roma e, quando entrou na cidade, uma águia pegou o seu chapéu, voou um pouco e devolveu-o para Tarquínio, o que ele logo interpretou como sinal de que ia ser rei.Teria construído o Circus Maximus, famosa pista de corridas de bigas de Roma.

Sérvio Túlio
578 A.C. a 535 A.C.

Esse é mais um rei cuja hist´ria parece ter sido criada com base no nome - "Sérvio", parecido com "servo".Daí a tradição de que ele teria nascido escravo, filho de uma princesa capturada em batalha pelos romanos.Sua mãe teria sido engravidada por um pênis divino que brotou da lareira(!).Teria sido um monarca que deu mais direitos políticos ao povo humilde.

Tarquínio, o Soberbo
535 A.C. a 509 A.C.

Filho ou neto (há controvérsias) de Tarquínio Prisco, ele ganhou o poder organizando uma espécie de golpe de Estado contra Sérvio Túlio, com o apoio da própria filha do rei, que também era esposa de Tarquínio.
Seu comportamento orgulhoso e intolerante (daí o "Soberbo) levaria ao fim da monarquia, como veremos a seguir.

Fonte: Superinteressante.















Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.