ESLAVO: A ORIGEM DA PALAVRA ESCRAVO.



O termo associado à tragédia dos africanos tem sua origem muito longe do continente, entre os ancestrais dos poloneses, sérvios e ucranianos
Na época dos césares, ninguém tinha escravos. A palavra que eles usavam era Servus, o que deu origem a servo. Os servos, classe herdeira dos subjugados no fim do Império Romano, tornaram-se semilivres na Idade Média, e por isso foi preciso um novo termo para se falar em escravidão no sentido antigo: escravo. Que vem do latim slavus ou sclavus e do grego bizantino skáblos.
Mas o que significa eslavo?Os povos do Leste Europeu, dos quais descendem os poloneses, russos,tchecos e vários outros. E que foram escravizados em massa na Alta Idade Média.
O termo eslavo surge entre os séculos 9 e 10, na Europa, por conta das derrotas desses povos contra os germânicos, que culminaram em sua escravização. Um exemplo está nos ataques à  zona balcânica, sob ordens de Otto I, rei germânico coroado imperador romano em 962. Milhares de derrotados, em sua maioria eslavos, se tornaram prisioneiros e foram vendidos.
Com eslavo virando sinônimo de escravo, o velho termo Servus e seus derivados passaram a significar outra classe social, num degrau acima daquele dos escravos.

Fonte: Aventuras na História

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.