FUNDAÇÃO DE ROMA.


A parte mais importante do progresso é o desejo de progredir.
(Sêneca - filosofo romano)


Os romanos explicavam a origem de sua cidade por meio de lendas que envolviam deuses e heróis.
Na obra Eneida, o poeta romano Virgilio, conta que Enéias, um príncipe troiano, fugiu para Península Itálica após destruição da cidade pelos gregos.Na região do Lácio, fundou a cidade de Lavínio.Mais tarde, seu filho Ascânio fundou a cidade de Alba Longa.
Amúlio venceu e mandou matar os filhos e os netos de Numitor. Os gêmeos, Rômulo e Remo, foram jogados em um cesto nas águas do rio Tibre.Os deuses protegeram os meninos, foram amamentados por uma liba e depois criados e educados por um pastor de nome Fáustulo.
Quando adultos Rômulo e Remo retornaram para Alba Longa, mataram o tio-avô e devolveram o trono da cidade ao legitimo sucessor, seu avô Numitor. Receberam permissão para fundarem uma nova cidade.Assim, Rômulo fundou a cidade de Roma, sobre as sete colinas.Surgiu uma disputa entre os dois irmãos para saber quem reinaria em Roma.Rômulo matou Remo, passando a reinar sobre a cidade, fundada em 753 a.C.
Depois de Rômulo, a cidade de Roma teve sete reis.Rômulo organizou o Senado, uma das principais instituições do governo em Roma , e dividiu a sociedade romana em dois grupos: os patrícios e os plebeus.
Historicamente as pesquisas indicam que o nascimento de Roma está ligado aos povos italiotas (sabinos e latinos) por volta do século VIII a.C. Mas foi só por volta do século VII a.C. que os etruscos consolidaram a fundação de Roma, ao se expandirem pela região do Lácio.

Fonte:HistóraMais

Um comentário:

  1. Hellen Christtina, quanta informação histórica e cultural tem seu blog hein!
    Fiquei impressionado com a qualidade das matérias postadas, continue postando e nos dando oportunidades de conhecer melhor a história antiga e atual.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.