GATOS FORAM DOMESTICADOS NA CHINA, HÁ CINCO MIL ANOS.

Estudo aponta que felinos migraram para aldeias agrícolas em busca de pequenos animais que se alimentavam de restos de grãos.


Quanhucun (China) – Os gatos foram domesticados na China, e não no Egito, como acreditavam os cientistas.A descoberta, publicada na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS), se baseia na análise de oitos ossos de gatos escavados na vila de Quanhucun.Pesquisadores afirmam se tratar da primeira evidência direta do processo de domesticação dos animais.
Os resultados deste estudo mostram que a aldeia de Quanhucun era uma fonte de alimento para os gatos 5.300 anos atrás, e as relações entre seres humanos e os animais eram comensais e vantajosas para os gatos – disse Fiona Marshall, professora de arqueologia da Universidade Washington em St. Louis, Estados Unidos. – Mesmo que estes gatos ainda não fossem domesticados, nossa evidência confirma que eles viviam em estreita proximidade com os agricultores e que o relacionamento tinha benefícios mútuos.
Gatos selvagens são raramente encontrados em sítios arqueológicos, por isso cientistas têm dificuldade em mostrar como e quando aconteceu a sua domesticação.A teoria mais utilizada até o momento aponta que eles teriam sido domesticados cerca de quatro mil anos atrás no Egito Antigo, mas estudos recentes sugerem que a aproximação teria acontecido bem antes, incluindo a descoberta de um gato selvagem enterrado com um ser humano quase 10 mil anos atrás, em Chipre.
Embora os pesquisadores do assunto já apontassem que os pequenos roedores haviam atraído os gatos para aldeias agrícolas, a primeira evidência surgiu em um estudo chinês liderado por Yaowu Hu e sua equipe da Academia de Ciências da China. Eles analisaram oito ossos de pelo menos dois gatos escavados a partir de um sítio arqueológico perto de Quanhucan.Um deles era idoso, indicando que os animais viviam bem na região.
Usando datação por radiocarbono e análises isotópicas de vestígios de carbono e nitrogênio, os pesquisadores descobriram que roedores, cães domésticos e porcos da aldeia antiga comiam milho.As análises mostraram que os gatos estavam caçando animais, provavelmente roedores que viviam em plantações de milho-painço.
O design dos potes de armazenagem dos grãos e tocas de roedores perto dos armazéns serviam de evidência de que os agricultores tiveram problemas com os pequenos animais da região.Portanto, os gatos poderiam ter sido utilizados por eles para proteger suas lojas.
A teoria é corroborada pela análise do carbono e do nitrogênio que apontaram que, apesar de se alimentar de roedores, os gatos estavam comendo menos animais e mais milho do que esperado.A descoberta indica que os gatos estavam sendo alimentados por humanos ou comiam seus restos.


 Fonte - O Globo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.